Moscas volantes - Manchas na visão

 

As moscas volantes são manchas escuras ou translúcidas vistas em diversas formas que podem aparecer subitamente. Em geral é mais fácil enxergá-las quando a pessoa olha para uma superfície plana ou para o céu.

Isso ocorre principalmente por condensação de proteínas do gel intra-ocular, conhecido como humor vítreo, além da ocorrência da contração natural desse gel, desprendendo-o da retina (responsável pela captação das imagens).

Essas condensações formam sombra na retina, dando a impressão de “moscas” à frente dos olhos, mas na realidade estão dentro do mesmo.

As pessoas com miopia moderada e alta e aquelas com idade mais avançada são mais propícias ao aparecimento das moscas volantes, pois o desprendimento do vítreo se dá mais fácil nesses casos.

 

O APARECIMENTO DAS MOSCAS VOLANTES É GRAVE?


O surgimento desse sintoma, na maioria das vezes não se trata de um problema grave, apenas denota o envelhecimento do gel vítreo natural de cada pessoa. Mas às vezes, principalmente pelo fato da contração do gel vítreo, em uma região de maior adesão deste com a retina, pode haver uma rasgadura da retina, podendo esta, levar a um descolamento da mesma futuramente.

Esse processo todo aparece com maior freqüência quando as moscas volantes estão associadas com o aparecimento de flashes luminosos mesmo quando não há luz ao redor. Esses flashes são, na realidade, o gel vítreo tracionando a retina ou batendo nela.

Outra forma de aparecimento de moscas volantes é um sangramento ou inflamação intra-ocular devido a um rompimento de um vaso sanguíneo da retina ou uveíte posterior (inflamação intra-ocular com diversas causas) respectivamente.

 

O QUE DEVO FAZER SE COMEÇAR A ENXERGAR MOSCAS VOLANTES?


O aconselhável é procurar seu oftalmologista assim que possível para um exame de fundo de olho, ou mapeamento de retina. Esse exame é importante para diferenciar a presença de apenas moscas volantes ou de, além disso, a presença de rasgaduras da retina que devem ser tratadas imediatamente em certos casos.

O exame de mapeamento de retina deve ser repetido pelo menos uma vez por ano nos casos em que nenhuma lesão é detectada, para prevenir quaisquer intercorrências.

 

QUAL É O TRATAMENTO DAS MOSCAS VOLANTES?


Normalmente, se não é detectado nenhuma alteração retiniana, o paciente é apenas orientado pelo profissional. As condensações do gel vítreo diminuem com o tempo, mesmo que leve alguns anos. Essas condensações ficam aparecendo e desaparecendo do campo visual do paciente durante um bom tempo de sua vida. Isso acontece porque quando o olho está parado, as condensações vítreas se depositam e ao realizar os movimentos oculares, principalmente os verticais (para cima e para baixo), elas se mostram.

O risco, para o olho, de realizar uma cirurgia para retirar as moscas volantes é muito maior do que deixá-las desaparecer naturalmente, mesmo que leve algum tempo.

 

 Veja também:

O que é Retinoblastoma

Computador favorece aparecimento de miopia em crianças

Conjuntivite - Como tratar?

Por que acordamos com os olhos inchados?

Ela entrou no livro dos records por conseguir expor seu globo ocular

 

> Ver mais Saúde

 

Compartilhar

 

 

 

 

 

 

Flag Counter