O que é sopro cardíaco?

O sopro cardíaco é um ruído auscultado (feito pelo estetoscópio) no exame clínico do coração. Esse ruído corresponde à alteração do fluxo do sangue no interior das câmaras cardíacas ou no interior de algum vaso sanguíneo.

O sangue flui de modo contínuo não produzindo nenhum barulho. O sopro é quando há interferência neste fluxo, havendo turbulência do sangue dentro do coração.

Som normal

  Audio Player

 

Som com sopro

  Audio Player

 

O sopro geralmente surge por problemas nas válvulas cardíacas, mas em crianças e em pessoas jovens saudáveis ele pode ser um achado inocente, sem nenhum significado clínico.

 

Diagnóstico

Na grande maioria das vezes, somente as características do som indicam que o sopro cardíaco é fisiológico. Há casos que exigem diagnóstico diferencial e é necessário encaminhar o portador para exames complementares, tais como eletrocardiograma, raios X de tórax e ecocardiograma. Este último fornece detalhes da anatomia do coração e informações sobre suas características funcionais.

 

Sintomas

Criança com sopro fisiológico não apresenta sintomas.

Cardiopatias mais graves que não se manifestam por sopros no período neonatal, a presença de cianose (mãos, língua e lábios arroxeados) é sinal de que o sangue periférico circula com baixa oxigenação e requer atendimento médico imediato.

Certas doenças do coração, como a estenose da valva aórtica e a cardiopatia hipertrófica podem provocar desmaios conhecidos como síncopes, em decorrência da diminuição súbita do fluxo sangüíneo nos vasos da cabeça.

 

Quais são os problemas que o sopro no coração pode causar?

O sopro, em si, não apresenta nenhum sério problema para saúde, mas pode servir de alerta para riscos do coração. Por isso ele não é considerado uma doença, mas sim, um sinal clínico.

 

Quais são os cuidados que pessoas com sopro no coração precisam tomar?

Pessoas que possuem sopro devem procurar auxílio médico para que a causa deste sopro seja identificada.

 

Tratamento

Crianças com sopro fisiológico têm coração absolutamente normal e são liberadas para levar a vida sem restrições.

Para a grande maioria das cardiopatias congênitas, o tratamento é cirúrgico. Ele só não é indicado quando o defeito é leve e sem repercussão maior para o coração.

Se a gravidade da doença exigir, a cirurgia pode ser indicada também para recém-nascidos.

 

Veja esse vídeo sobre o Sopro Cardíaco

 

 

  Observação: 

· Não se apavore com o diagnóstico de sopro cardíaco no seu filho em idade pré-escolar. Esse sopro pode ser fisiológico e desaparecer espontaneamente. O mesmo acontece com pequenos sopros que os recém-nascidos apresentam e desaparecem em alguns dias depois do nascimento.

 

Veja também:

Coração batendo fora do corpo

Ataque cardíaco

AVC - O que é?

Batatas para reduzir a pressão arterial

Colesterol alto: o que fazer?

Colesterol não é a causa de doença cardíaca

Colesterol - Uma viagem dentro das artérias

Como combater o colesterol?

Entenda o maior risco de INFARTO ou AVC no inverno

Pressão Alta

 

> Ver mais em Saúde

 

Compartilhar

 

 

 

 

 

 

Flag Counter