Quaresma: Tempo de renovação

Amado povo de Deus, abrimos mais uma vez a quaresma com as celebrações das cinzas. O que Deus espera de nós não é outra coisa senão a renovação de nossos corações. "Rasga o teu coração, e não as vestes"(Jl 2,13 ).

Rasgar o coração é atitude de coragem, de abertura para Deus e para a renovação da vida. A verdadeira conversão acontece no coração. Ter um coração aberto para Deus é o grande convite da quaresma, que marca a nossa caminhada para a Páscoa. Não haverá verdadeira páscoa se não houver uma disposição interior para as mudanças em nossas atitudes pessoais e sociais.

As cinzas nos lembram esta nossa condição de pecadores, porém, não indica que devemos ficar nela, renascer das cinzas, é o apelo de Jesus, sair da condição de pecadores, para a vida da graça que Ele nos oferece.

A renovação do coração passa também pelas práticas de piedade. O jejum, a oração e a caridade não podem ser praticados por vaidade pessoal, eles precisam estar em sintonia com o plano da salvação de Deus para nós.

Peça a Deus a força rezando:

Senhor, livra-me do exibicionismo religioso e do medo de manifestar minha fé. Que minha religião consista em te procurar e não em me promover. Que eu saiba mortificar minhas más inclinações, sem querer tornar-me campeão aplaudido das penitências. Ajuda-me a estar sempre disponível para ajudar os irmãos, mas que eu saiba fazer discretamente, sem os humilhar.

Baste-me, Senhor, saber que me amas e me conheces. Amém.

 

Abra o teu coração e deixe ser renovado nesta quaresma.

 

Veja também:

Quaresma, tempo de jejum e mortificação

 

> Ver mais em Religião

Flag Counter